ARTIGOS - Meu Voo Foi Cancelado

Se você chegou ao seu destino e sua bagagem despachada não chegou, o mais provável é que tenha acontecido um extravio saiba mais aqui. Se isso aconteceu, você tem direitos e pode até receber uma indenização por danos morais.
Quando você viaja, espera chegar no mesmo destino que sua bagagem que foi despachada. Mas tem vezes que isso não acontece e ela vai parar em um outro lugar – ou às vezes nem saiu de onde você estava. Se isso acontecer, o extravio deve ser informado ao balcão da companhia aérea no aeroporto e algumas reparações devem ser feitas pela empresa até que a devolução seja cumprida.
Agora, se você chegou no check-in ou no portão de embarque e a empresa decidiu exigir que sua bagagem seja despachada, o motivo pode trazer diferentes formas de lidar. Confira os mais comuns:
Tem gente que chega no aeroporto com horas de antecedência para o seu voo e outras pessoas que chegam em cima da hora do embarque. Mas e quando quem atrasa o voo é a empresa aérea?
Uma pessoa com deficiência tem direitos que devem ser atendidos pelas companhias aéreas. Mas não só ela: quem a acompanha também tem direitos. Aqui falaremos sobre os principais deles.
Em um mundo que cada vez mais busca tornar acessíveis os serviços e experiências a todas as pessoas, companhias aéreas não poderiam ficar de fora. E para garantir isso, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determinou uma série de direitos para as PCDs que devem ser cumpridos pelas companhias. Confira as principais:
Você pode ter comprado uma passagem por um ótimo preço e descobriu depois que se trata de uma passagem não reembolsável. Mas esse tipo de passagem está dentro dos limites dos direitos do passageiro? Vamos lá.
Muitas pessoas são pegas de surpresa quando compram uma passagem por um preço de oportunidade e depois descobrem que tem uma “pegadinha”: ela não será reembolsada caso você queira o cancelamento.
O dever de uma companhia aérea em manter seus passageiros informados vai muito além do período do voo. Separamos aqui por momentos para você saber exatamente o que devem te contar em cada momento da sua jornada.
Imprevistos acontecem. Muitas vezes, eles afetam seus planos e fazem você refazê-los. Se você tinha um voo marcado e não vai mais conseguir comparecer, o melhor é reagendar seu voo. Porém, isso pode significar multas, taxas e outros custos que você não esperava. Para garantir que não é uma cobrança abusiva, a primeira coisa é saber quais são os seus direitos.
Quando uma companhia aérea vende mais assentos do que o voo comporta, acontece o overbooking. Na maior parte das vezes, a quantidade de passageiros que não comparecem para aquele voo é suficiente para garantir que todos sejam acomodados corretamente em suas poltronas. Porém, quando isso não acontece, alguns passageiros são deixados do lado de fora da aeronave e se encontram em uma situação completamente frustrante.
×