ARTIGOS - Meu Voo Foi Cancelado

direitos das pessoas com deficiência

Quais os direitos das pessoas com deficiência no transporte aéreo?

Em um mundo que cada vez mais busca tornar acessíveis os serviços e experiências a todas as pessoas, companhias aéreas não poderiam ficar de fora. E para garantir isso, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determinou uma série de direitos para as PCDs que devem ser cumpridos pelas companhias. Confira as principais:

• Prioridade no embarque: as pessoas com deficiência têm prioridade no embarque, juntamente com seus acompanhantes, caso necessitem;

• Assistência especial: auxílio no embarque, desembarque e durante o voo;

• Transporte gratuito de equipamentos de auxílio à mobilidade: cadeiras de rodas, andadores, bengalas e muletas devem ser transportados sem qualquer custo adicional;

• Assentos reservados: devem ter mais espaço e serem de acesso facilitado para a PCD e seu acompanhante;

• Acesso a informações: dados sobre o voo, o aeroporto e as condições de acessibilidade do avião devem ser apresentados em formas acessíveis para todos; e

• Acesso a banheiros: os aviões devem ter banheiros acessíveis para pessoas com deficiência.

Esses são alguns dos direitos garantidos para pessoas com deficiência no transporte aéreo no Brasil. É importante que as pessoas com deficiência informem suas necessidades especiais previamente à companhia aérea, de preferência no momento da reserva do voo, para que a assistência necessária possa ser providenciada. Existe inclusive um formulário chamado MEDIF para isso, que o passageiro deve preencher caso tenha alguma condição de saúde especial a ser enfrentada durante a viagem.

Caso esses direitos sejam desrespeitados, uma reclamação pode ser feita junto à ANAC ou ao Procon, e, se ainda assim não tiver uma resposta satisfatória, pode-se entrar com uma ação legal. Nesse caso, conte com nossa equipe de especialistas para te ajudar. É só entrar em contato pelo link.

animal de suporte emocional

Posso embarcar com um animal de suporte emocional?

O extravio temporário de bagagens gera danos morais?

Se você chegou ao seu destino e sua bagagem despachada não chegou, o mais provável é que tenha acontecido um extravio saiba mais aqui. Se isso aconteceu, você tem direitos e pode até receber uma indenização por danos morais.
bagagem que foi despachada

O que é extravio de bagagem? Posso receber uma indenização?

Quando você viaja, espera chegar no mesmo destino que sua bagagem que foi despachada. Mas tem vezes que isso não acontece e ela vai parar em um outro lugar – ou às vezes nem saiu de onde você estava. Se isso acontecer, o extravio deve ser informado ao balcão da companhia aérea no aeroporto e algumas reparações devem ser feitas pela empresa até que a devolução seja cumprida.
×