ARTIGOS - Meu Voo Foi Cancelado

animal de suporte emocional

Posso embarcar com um animal de suporte emocional?

Muitas pessoas podem se sentir ansiosas quando vão viajar de avião e necessitar acompanhado de um animal de suporte emocional pode ajudar a aliviar a tensão.

Ainda que isso seja permitido no Brasil, não é obrigatório e depende muito da política de cada companhia aérea. Então sempre verifique o que a empresa permite antes de comprar sua passagem. Geralmente o transporte é limitado a cães, mas cada companhia pode ter mais ou menos flexibilidade quanto a outras espécies.

Caso você escolha uma aérea que permita um animal de suporte emocional no seu trajeto, é preciso cumprir algumas normas:

  • Apresentar um laudo médico emitido por um profissional de saúde mental, comprovando a necessidade do suporte emocional;
  • O animal deve ser de porte adequado para permanecer aos pés ou no colo do passageiro, sem comprometer a segurança e o conforto dos demais viajantes;
  • A vacinação do animal deve estar em dia e, em alguns casos, um certificado veterinário de saúde do pet pode ser pedido; e
  • Informar à companhia aérea sobre o transporte do animal com antecedência mínima, geralmente entre 48 e 72 horas antes do voo.

Além disso, algumas companhias podem restringir determinadas raças por razões de segurança, independente do quão dócil seu animal seja. Também há um número máximo de animais permitidos na cabine, daí a importância de informar a empresa aérea com antecedência.

E preste bastante atenção: o transporte de animais de suporte emocional não deve gerar custos adicionais ao passageiro, desde que atendidas as exigências.

Caso você tenha encontrado dificuldades ou custos indevidos por conta do transporte de animais de suporte emocional em voos, nós podemos ajudar a garantir seus direitos. Entre em contato clicando aqui.

O extravio temporário de bagagens gera danos morais?

Se você chegou ao seu destino e sua bagagem despachada não chegou, o mais provável é que tenha acontecido um extravio saiba mais aqui. Se isso aconteceu, você tem direitos e pode até receber uma indenização por danos morais.
bagagem que foi despachada

O que é extravio de bagagem? Posso receber uma indenização?

Quando você viaja, espera chegar no mesmo destino que sua bagagem que foi despachada. Mas tem vezes que isso não acontece e ela vai parar em um outro lugar – ou às vezes nem saiu de onde você estava. Se isso acontecer, o extravio deve ser informado ao balcão da companhia aérea no aeroporto e algumas reparações devem ser feitas pela empresa até que a devolução seja cumprida.
bagagem despachada

O que fazer se a companhia aérea exigir que minha bagagem de mão seja despachada?

Agora, se você chegou no check-in ou no portão de embarque e a empresa decidiu exigir que sua bagagem seja despachada, o motivo pode trazer diferentes formas de lidar. Confira os mais comuns:
×