Já aconteceu de você chegar para embarcar em um voo e descobrir que não existem mais assentos disponíveis? Isso é resultado do overbooking, uma tática que as companhias aéreas praticam para evitar que voos saiam com poucos passageiros gerando prejuízos, mas já deixou muita gente esperando no terminal.
O overbooking acontece quando a companhia vende mais assentos do que a capacidade disponível na aeronave. Assim, eles evitam assentos vazios caso alguns passageiros se atrasem, cancelem suas reservas, ou não apareçam por qualquer outro motivo.
Porém, quando todos os passageiros comparecem – ou até passageiros de voos atrasados são realocados –, faltam lugares para todos que esperavam pegar aquele voo.
Nesses casos, a companhia aérea deve oferecer compensações ou alternativas para os passageiros que não conseguiram embarcar, como acomodação em um voo posterior ou em outra companhia aérea, além de reembolsar ou oferecer créditos de viagem.
Embora o overbooking seja uma prática considerada ilegal no Brasil, ainda é muito comum em companhias aéreas e pode ser bastante frustrante e inconveniente para os passageiros afetados. Por isso, as companhias aéreas geralmente tentam minimizar o overbooking e oferecer compensações justas para evitar processos.
Quer saber todos os direitos do passageiro no caso de overbooking? Leia aqui.