ARTIGOS - Meu Voo Foi Cancelado

direitos do passageiro em caso de overbooking

Quais os direitos do passageiro em caso de overbooking?

Já ouviu falar em overbooking? Também chamada de “preterição de embarque”, isso acontece quando a companhia aérea vende mais assentos do que a capacidade da aeronave e acaba deixando alguns passageiros de fora do voo que elas reservaram. Nesse caso, os passageiros afetados têm direitos que devem ser respeitados e cumpridos imediatamente.

Conforme estabelecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no Brasil, os principais direitos do passageiro afetado pelo overbooking são:

• Reacomodação: a companhia aérea deve oferecer a opção de reacomodação em outro voo, de forma gratuita e em condições similares às da passagem original. Se o passageiro aceitar, a companhia aérea não pode cobrar qualquer pagamento adicional.

• Ressarcimento ou reembolso: caso o passageiro não queira ser reacomodado em outro voo, ele tem o direito de receber integralmente o valor da passagem ou o valor pago, em até 7 dias.

• Assistência material: a companhia aérea deve oferecer alimentação adequada, acesso à internet ou telefonemas, e, se necessária, acomodação em hotel ou transporte de volta para sua residência.

Se for comprovado que a companhia aérea agiu com descaso, negligência ou descumpriu os direitos do passageiro, o passageiro afetado tem direito à indenização por danos morais e materiais. Essa reclamação pode ser feita junto à ANAC ou ao Procon, e, se ainda assim não tiver uma resposta satisfatória, pode-se entrar com uma ação legal.

Nesse caso, conte com nossa equipe de especialistas para te ajudar. É só clicar aqui.

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