O dever de uma companhia aérea em manter seus passageiros informados vai muito além do período do voo. Separamos aqui por momentos para você saber exatamente o que devem te contar em cada momento da sua jornada.
Na hora da compra, devem informar detalhes sobre a tarifa (inclusive o que pode ser cobrado a mais), as condições de transporte, restrições de bagagem, horário do voo, local de embarque, e se a passagem é ou não reembolsável.
Já no aeroporto, é importante informarem qualquer mudança no horário do voo, ou portão de embarque, e eventuais cancelamentos, overbooking ou outros problemas operacionais.
Durante o voo, a tripulação deve manter os passageiros informados sobre as normas de segurança, o tempo de voo, a rota, as condições climáticas e, claro, auxiliar caso os passageiros tenham dúvidas sobre assentos ou movimentação na aeronave.
Para completar, a companhia aérea deve informar aos passageiros após o voo sobre a disponibilidade e o local de retirada de bagagem, além de prestar informações sobre eventuais reclamações ou pedidos de indenização.
É importante destacar que a prestação de informações deve ser clara, objetiva e em linguagem acessível aos passageiros. Em caso de dúvidas ou problemas com a prestação de informações, é recomendado que o passageiro entre em contato com a companhia aérea ou com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para esclarecimentos e solução do problema.
Se ainda assim você sentir que sofreu prejuízos por falta de informações por parte da companhia aérea, fale com a gente e garanta seus direitos como passageiro.