Descobrir que seu voo foi cancelado é frustrante. Mas, independentemente do motivo, as companhias devem oferecer alternativas para seus passageiros. Confira as principais soluções e solicite ao atendente da companhia a opção que melhor te atende:
- Reembolso integral, incluindo taxa de embarque;
- Remarcar o voo para data e horário que você preferir, sem custo;
- Se houver disponibilidade de assento, um lugar no próximo voo da mesma empresa, para o mesmo destino;
- Acomodação ou hospedagem. Se você estiver na sua cidade de domicílio, podem oferecer apenas o transporte até sua residência e o retorno para o aeroporto;
- Você ainda pode escolher voos de outras companhias que tenham disponibilidade de lugar. Porém, essa alternativa costuma ser escondida dos passageiros, já que significam um alto custo de reacomodação nas concorrentes.
Caso o atendente se negue a resolver o problema, peça uma cópia do Guia do Passageiro e fale com o supervisor de plantão. Explique o problema, diga que conhece seus direitos e, em último caso, ameace abrir uma reclamação junto à ANAC. Quando percebem que o passageiro é bem-informado, costumam tomar uma atitude para resolver a situação.
Porém, se seus direitos não forem respeitados, cabe levar o caso à justiça. Entre em contato com Vainer & Villela através deste link e conte com uma equipe de advogados especializados em direitos de passageiros aéreos.